sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Agradecimento


Caros amigos e colaboradores,

Lá se vão 33 anos desde que passei por um transplante renal. Foi no distante sete de outubro de 1985. E é esta data que sempre me conduz a reflexões e a uma considerável dose de emoções.

Naquela época, a intervenção cirúrgica deu-se no Hospital São Lucas da PUC de Porto Alegre (RS), nas mãos da competente equipe do Dr. Domingos Otávio D'Avila, entre outros profissionais de extrema competência e expertise no assunto. Tanto, que o sucesso do procedimento representou um divisor de águas em minha vida, como não poderia deixar de ser.

Antes de chegar ao transplante propriamente dito, foram longos anos de tratamento medicamentoso e posterior hemodiálise, muitas infecções e baixas hospitalares. Período no qual pude colocar em perspectiva meu foco e a forma como passei a enxergar minha existência e as condições de vida que o ser humano passa a experimentar neste mundo em que vivemos. Uma experiência transformadora.

Tanto que, desde então, tenho devotado minha vida ao trabalho voluntário em prol da saúde. Assim, passei a nortear minhas atitudes, não na simples vontade de fazer, mas sim no fazer. Naquele momento começou a nascer a SOS Rim, uma associação que passou a lutar pelos direitos sociais do doente renal crônico. Os anos foram passando e fomos aprendendo com as adversidades que não deveríamos desistir e sim aprimorar nossos objetivos. Desta forma, iniciativas como o Banco de Remédios e o Club de Saúde puderam tomar forma e se consolidar como opções viáveis aos cidadãos e cidadãs de baixa renda ou sem acesso a opções que contemplem suas necessidades.

Um trabalho incansável, aonde muitas dificuldades precisaram e ainda precisam ser superadas. Um trabalho aonde novos desafios surgem a cada dia. Mas este trabalho tornou-se cada vez mais gratificante por se tratar de um real benefício à comunidade.

E é pela oportunidade de poder realizar esse trabalho que agradeço. É pela minha vida renovada. É pela longevidade que supera todas as expectativas. É por todas as conquistas que pontuaram o transcorrer de todos esses anos. É por tudo isso que eu agradeço. Aos médicos, às equipes, aos hospitais, aos amigos e familiares, que me acompanharam em toda essa trajetória, que agradeço à todos por acreditarem na minha capacidade de tornar possível.

Muito mais está por vir. Outras lutas. Outras vitórias. Estes 33 anos foram apenas uma introdução do que virá. E muito mais virá.

Neste ensejo, a todos que há muito vêm nos apoiando, bem como aos recém chegados, além da gratidão, faço um apelo: permaneçam conosco, pois neste momento estamos criando à Dámaso MacMillan Foundation, cuja missão é aumentar nossa participação em outras áreas da saúde como também nossa atuação em outras áreas geográficas, Nosso propósito é uma atuação multidisciplinar em diversos empreendimentos, como uma Pesquisa Científica Internacional, voltada a qualidade e longevidade de vida dos pacientes renais e a Campanha permanente “Seja Doador de Órgãos” que precisam de toda energia possível e de muitas mãos. Para que se atinjam o pleno êxito. Solicito que Participem e Colaborem, Como nunca!

Conto com todos. Sou grato a todos. E o nosso caminho continua!

Dámaso MacMillan | Chairman